Recomendações para meus orientandos

  1. O trabalho é de sua responsabilidade. Sempre que você precisar, estarei disponível para ajudar, mas eu não vou cobrar você.
  2. Fique atento a prazos, eles também são de sua responsabilidade.
  3. Ao escrever seu texto, sempre se coloque no papel de quem o está lendo pela primeira vez. Pense em quem você quer que consiga entender o documento (outros alunos? Professores da área específica de seu trabalho? Professores da estatística? Médicos?). Com base nisso, você terá uma ideia melhor sobre o que assumir que a pessoa já sabe e o que deve ser explicado em detalhes.
  4. Cuidado com o ponto cego do especialista: Depois de trabalhar em um projeto por algum tempo, muitos tópicos se tornam triviais para você, embora não o sejam para quem não é especialista. Pense nisso na hora de escrever o texto e apresentar o trabalho. Em particular, cuidado com notação.
  5. Seja preciso e entenda a fundo cada frase que você escrever. Obviamente, entenda muito bem seu problema e a solução que você está propondo.
  6. Cuidado com o Português/Inglês; em caso de dúvida, use o Google. Uma linguagem incorreta tira a credibilidade de seu texto. Em particular, cuidado com o uso de vírgulas: muitos erram isso frequentemente. Não separe sujeito de predicado!
  7. Ao escrever seu texto, não copie textos de outras pessoas sem as devidas referências. O ideal é sempre ler sobre o assunto, fechar os livros e só então escrever seu texto usando suas próprias palavras.
  8. Não deixe nada para a última hora. Em particular, escrever um bom texto leva muito tempo, e é escrevendo que você organiza as ideias na sua cabeça. Antes de me mandar seu documento, releia-o algumas vezes. É uma boa prática ficar pelo menos algumas horas sem olhá-lo antes de relê-lo.
  9. Não me envie um texto para que eu o revise um dia antes da entrega do trabalho. Eu levo um tempo para ler, e gosto de lê-lo novamente depois da revisão ter sido feita.
  10. Durante nossas reuniões, sempre anote o que conversamos para não esquecer.
  11. Durante uma apresentação, sempre lembre o público como o que você está falando se relaciona com o todo do trabalho. Isso ajuda a plateia a entendê-lo melhor.
  12. Coloque pouco texto no slides e ensaie muitas vezes sua apresentação. É só ensaiando que você percebe que muitas vezes é mais natural trocar a ordem de alguns slides.
  13. No dia da apresentação, leve uma cópia impressa do seu trabalho, assim como caneta e papel para anotar sugestões.
  14. Sempre, sempre faça backup de seus documentos. Recomendo usar o Dropbox, Google Drive ou Github.
  15. Sempre deixe suas pastas no computador bem organizadas e documentadas. O que é cada arquivo pode parecer óbvio agora, mas não o será daqui a um mês.
  16. Sempre dê nomes informativos aos arquivos criados (nada de novo_v3_final.R).
  17. Caso esteja fazendo/participando de um projeto de pesquisa comigo, lembre-se que atrasos afetam diretamente a mim e a outros colaboradores. Seja responsável e evite prejudicar outras pessoas e a si mesmo.
  18. Caso esteja fazendo/participando de um projeto de pesquisa comigo, lembre-se que o artigo científico que relata os resultados do projeto é parte importante da pesquisa. Espero que você participe ativamente dele.
  19. Coerência/coesão/corretude gramatical de seu relatório/dissertação/tese são de sua responsabilidade, seja o documento em inglês ou em português.
  20. Equações são parte do texto, mesmo quando em destaque no latex. Assim, não dê um espaço antes da equação, por exemplo.